TRATAMENTOS

Two Beautiful Female Dentists Taking A Selfie At Work
TELECONSULTA
Realizamos teleconsultas, contribuindo para a redução de deslocações dos pacientes.

As teleconsultas são feitas através de um telemóvel com câmara e ligação à internet.
Imagiologia_2
IMAGIOLOGIA
Somos das poucas Clínicas em Portugal a dispor da mais avançada tecnologia TAC 3D CBCT (Cone Bean Computer Tomography). Esta tecnologia permite aos clínicos a aquisição de imagens tri-dimensionais das estruturas anatómicas, tornando os diagnósticos mais rigorosos e fiáveis. Exames imprescindíveis para Implantologia, Cirurgia, Ortodontia, Endodontia, estudo das ATMs, etc.

Esta tecnologia está disponível a todos os pacientes, inclusivé aos de outras clínicas.

A tecnologia TAC 3D CBCT apresenta as seguintes vantagens face ao TAC tradicional:

- Menos radiação do que um TAC tradicional;

- Os exames são realizados com o paciente de pé ou sentado (não deitado);

- Adequado a pacientes com mobilidade condicionada;

- O exame, em CD, é entregue ao paciente no próprio dia (sem relatório).

Facetas_Andre
FACETAS
As Facetas dentárias são lâminas de cerâmica que se coloca por cima de cada dente, permitindo dar ao paciente um sorriso perfeito.

Estas “capas” são extremamente finas e permitem resolver problemas de cor, forma e tamanho dos dentes naturais.

Apresentam inúmeras vantagens, nomeadamente a sua durabilidade, mas também a quantidade de desgaste dentário que é muito pouco ou nenhuma.
Maxillary prosthesis with gum All on 4 system supported by implants. Medically accurate 3D illustration of human teeth and dentures
DENTES EM UM DIA
É comum encontrar pessoas que durante a sua vida perderam todos os seus dentes ou têm os seus dentes em muito mau estado, com prognóstico reservado, mas querem voltar a ter uma dentição fixa e estética.

Nos dias de hoje, a Medicina Dentária e a tecnologia evoluíram de forma a podermos devolver o sorriso ao paciente em apenas um dia.

Com a colocação de implantes imediatos, é possível recuperar a estética e a capacidade mastigatória assim como a auto-estima do paciente.

Nas nossas clínicas dispomos de TAC 3D que permite avaliar as condições do osso, localizar estruturas anatómicas importantes (seio maxilar, nervo dentário inferior, etc) e simular a colocação do implante, antes da realização da cirurgia.
Microscopio
ENDODONTIA COM MICROSCÓPIO
A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo tratamento vulgarmente conhecido por desvitalização. Realiza-se quando a cárie afeta o nervo do dente, permitindo, através da sua remoção, eliminar a dor e manter o dente.

A utilização de microscópio eletrónico permite uma maior percentagem de sucesso, pois facilita a visualização de canais não visíveis a olho nu; a remoção de limas partidas e/ou a eliminação de calcificações, etc. Permite também realizar tratamentos com sucesso em alguns dentes onde não é possível com a técnica tradicional.

É um tratamento indolor, que pode ser feito numa única consulta e com uma alta taxa de sucesso.

Nas nossas clínicas dispomos de 2 microscópios eletrónicos.
Happy smiling girl with dental braces and glasses. Young cute caucasian blond girl wearing teeth braces and glasses
Face of a young woman with braces on her teeth
ORTODONTIA
É uma especialidade na Medicina Dentária que deteta, previne e corrige o conjunto de anomalias do aparelho mastigatório que impedem uma correta oclusão dentária (encaixe perfeito dos dentes do maxilar superior com o inferior).

A má oclusão dentária (dentes mal posicionados) leva ao aparecimento de cáries e de doenças gengivais devido a uma maior dificuldade de higienização dos dentes. Pode também levar a um maior stress dos músculos da mastigação e originar dores de cabeça, disfunção das ATMs e dores cervicais.

O diagnóstico precoce tem influência na duração e no sucesso do tratamento. Recomenda-se uma primeira avaliação entre os 5 e os 6 anos de idade.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Nas nossas clínicas utilizamos os sistemas ERTTY, com diagnóstico em TAC 3D CBCT craniano e tratamentos inovadores, como ancoragem esquelética (com mini placas). Esta técnica permite tratamentos de excelência, mesmo em casos complexos.
Sedacao Consciente
SEDAÇÃO CONSCIENTE
A sedação consciente com protóxido de azoto é uma técnica que permite reduzir o medo e a ansiedade que a consulta provoca. Através da inalação de uma mistura de protóxido de azoto e oxigénio, há a indução de um estado controlado de diminuição da consciência.

É uma técnica não invasiva e segura, com um rápido início de ação médica. Pode ser utilizado em todas as faixas etárias: em crianças,(desde que aceitem a máscara nasal) e em adultos.

O paciente permanece consciente e cooperante durante a consulta, sendo capaz de responder a estímulos físicos e verbais, facilitando o decorrer do tratamento em condições de segurança.

O efeito é facilmente e rapidamente reversível, o que permite retomar as atividades diárias após o procedimento dentário, sendo o gás completamente eliminado do organismo através dos pulmões.

A sedação consciente não substitui a necessidade de utilização de anestesia. No entanto, deixa o paciente mais relaxado e uma vez que proporciona algum grau de analgesia ao nível dos tecidos moles, a perceção da dor está reduzida.

Esta técnica não pode ser realizada quando o nariz está obstruído, uma vez que a técnica é realizada por inalação.

Não é um gás potente, por isso é necessário algum grau de cooperação. Pode não ser adequado em pacientes com ansiedade severa.
Human tooth in cross-section and dental implant.
IMPLANTOLOGIA
Os Implantes Dentários são a técnica mais moderna, segura e fiável na substituição de dentes naturais.

Um Implante Dentário é um pequeno parafuso de titânio que é posicionado cirurgicamente no osso. É bem tolerado pelo organismo e exerce a função da raiz natural do dente.

Este tratamento pressupõe duas fases: a cirúrgica e a de reabilitação protética. Na primeira, o Médico Dentista coloca o Implante, que corresponde à "raiz do novo dente". Na segunda, após a cicatrização, o Médico Dentista coloca a coroa sobre o implante.

Nas nossas clínicas dispomos de TAC 3D que permite avaliar as condições do osso, localizar estruturas anatómicas importantes (seio maxilar, nervo dentário inferior, etc) e simular a colocação do implante, antes da realização da cirurgia.
Treatment of the tooth, the dentist cleans loss
ODONTOPEDIATRIA
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças relacionadas com a saúde oral da criança.

A primeira visita ao Médico Dentista deve realizar-se antes do nascimento dos primeiros dentes de leite para ensinar os pais e as crianças a terem bons hábitos de higiene oral.

Na clínica dentária Dra. Vanda Gandum acreditamos que tudo começa com a prevenção e que crianças com uma boa saúde oral, serão adultos mais felizes!

PatologiaOral1

PATOLOGIA ORAL
A Patologia Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças e lesões que afectam localmente os tecidos duros da cavidade oral, da mucosa oral, das glândulas salivares.

Ocupa-se também das manifestações orais de diversas doenças sistémicas.

Invisalign
INVISALIGN
É uma técnica que utiliza vários alinhadores transparentes e completamente removíveis.

Confeccionados de acordo com o caso de cada paciente, criados a partir de um tratamento virtual para mover os dentes para posição desejada.

Cada alinhador é um pouco diferente do anterior, para q os dentes se movam gradualmente para a posição final projetada pelo médico dentista ortodontista.

Periodontitis disease

PERIODONTOLOGIA
A área da Medicina Dentária que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que afectam o periodonto (peri = ao redor de; odonto = dente) que compreende a gengiva, o ligamento periodontal, o cimento radicular e o osso alveolar.periodontal

A doença periodontal (periodontite) é uma doença infecciosa causada por microrganismos que colonizam nas superfícies dentárias e gengivais. Está demonstrado que as doenças periodontais aumentam a prevalência e severidade da diabetes, do enfarte do miocárdio e até partos permaturos.

Higienizações dentárias periódicas, com um intervalo de tempo máximo de seis meses, ajustado a cada caso e sob orientação do Médico Dentista, são essenciais na prevenção da saúde e bem estar oral, bem como para realizar o diagnóstico precoce da doença.

Como doença crónica, a periodontite não tem cura, mas deve ser prevenida e controlada a fim de evitar situações agudas da doença através de visitas trimestrais ao Médicos Dentista.